<i>Califa</i> de novo em greve
Os cerca de 120 trabalhadores da Artlabel (ex-Califa), em São João da Madeira, entraram em greve no dia 25 de Maio, para exigirem o pagamento dos salários. Perante a informação de que teria sido encontrado comprador para algumas dezenas de milhares de peças que estão em stock, os trabalhadores – mulheres, na sua maioria – reclamaram da administração garantias de pagamento dos salários de Abril e de Maio. Estão também em dívida os subsídios de férias e de Natal de 2011.
Mas a irregularidade no pagamento de salários tem sido constante, há mais de dois anos – depois de um processo de insolvência, em 2008, ter levado à mudança da denominação da conhecida fábrica de camisas. Para se certificarem de que o lote vendido servirá para pagar os salários e comprar matéria-prima, os trabalhadores mantêm-se em vigília nas instalações.
Jorge Machado, deputado do PCP, esteve no dia 28 de Maio com os trabalhadores. No dia 31, a Comissão Concelhia do Partido emitiu um comunicado a apoiar esta luta.
Vestus
Antigos trabalhadores da Vestus concentraram-se no dia 26 de Maio, em Santa Marta de Corroios (Seixal), frente às instalações da fábrica têxtil, encerrada a 10 de Junho de 2002. Passados dez anos, ainda estão por pagar as indemnizações aos 414 trabalhadores, que têm persistido em acompanhar o processo e exigir uma solução rápida do Tribunal do Comércio de Lisboa. A venda do imóvel e do recheio terá rendido, na altura, cerca de três milhões de euros, mas os trabalhadores apenas receberam o que lhes foi atribuído através do Fundo de Garantia Salarial.